sexta-feira, 27 de novembro de 2009

e aquela visita ao museu da maré




A konvite de
Markito, arkiteto colaborador da Kaza, fomos visitar o tão komentado Museu da Maré. O Markito é arkiteto do Museu. Sempre muito gentil e solícito com a Kaza, sempre koloca a gente nas melhores paradas. Mas, o mais bakana de tudo, é que antes mesmo da Kaza propor o akordo gramatikal aki no Rio, o nome do Markito já era com "k".
A visita ao Museu foi muito akrescentadora. O Museu fica na beira do Komplexo da Maré. Kontém belíssimas imagens dos primórdios da komunidade. A primeira kasinha da Maré; os primeiros aterros; as palafitas; o antigo 'sistema de esgoto'; história de grandes homens, grandes mulheres da komunidade; a Maré Kontemporânea.
Depois das primeiras estórias contadas por Carlinhos, tivemos uma pitoreskíssima Contação de História, feita por dois atores, na palafita instalada no meio do Museu. A história era do kasamento do Juvenal, um antigo morador da Maré. De acordo com história, se é que eu lembro bem, os convidados encheram a palafita do casal e dançaram até de manhã. Foi só alegria! Tocou então uma música da Gretchem, aquela do "piripiripipiripiri.." e todo mundo foi à loucura. De repente, a pinguela "páktibluft!": caiu. A galera foi direto pra lama do mangue, exatamente onde era despejado o esgoto das kasas. Poxa... Daí, cada um foi pra sua kasa, se lavou, trocou de roupa e voltou pra festa! O noivo, desolado com o prejuízo, era consolado pelos amigos: "Colé Juvenal, pensa pelo lado bom, seu kasamento vai ser lembrado pra sempre aki na Mará, rapá!"
Depois do Museu, demos uma volta pela komunidade, com o Markito e o Luciano. Konhecemos a ong que mantém o Museu, conhecemos o Lourenço, o presidente, papeamo e depois fomo almoçar.
Despedindo dos aguerridos guias e pedimos indikações para fechar o dia numa praia. Atravessamos a passarela e caímos direto em Ipanema.

Um comentário:

  1. Credo, lama do mangue com esgoto! Que nojo! mAs muita gente devia estar meio ou bastante chapada, nem devem ter esquentado com isso(tanto que foram p casa tomar banho e voltaram).

    Saudades do mar, tem cinco anos que sequer o vejo. Desde pequena viajava com meus pais. A gente ia muito a Cabo Frio(RJ) nas férias escolares. Por causa disso, apesar de bastante mineira, tenho muito da praia em minha constituição. Ficar esse tempo todo sem isso tem bagunçado minhas noites. Esse ano meu inconsciente, na hora do sono com sonhos, mostrou um tanto de praias(cada uma mais esquisita do que outra) e eu acordava até com gosto de sal na boca. Chegamos no final do ano e colecionei um monte de sonhos com mar. Tem de tudo: desde lugares deslumbrantes a bizarrices como: a rua da escola(onde trabalho) terminando em oceano. Mandem, por favor, um abraço saudoso para o mar ou escrevam essa mensagem na areia para mim. Eu agradeço!

    Abraços!

    ResponderExcluir